Inovação para a Agricultura

FacebookTwitterGoogle BookmarksRSS Feed
PT EN
  • S13
  • S2
  • S12
  • S7
  • S3
  • S5
  • S6
  • S8
  • S11
  • S14
  • S10

Projetos Alterações Climáticas - RIAAC-AGRI (PDR2020 - Assistência técnica RRN - Área 4)

Pesquisar projectos

Área plano de acção

Fonte de financiamento

MASLOWATEN - Captação de mercado para uma inovadora solução de sistemas de rega baseada em baixos consumos de energia e água

Entidade líder do projeto: Universidad Politecnica de Madrid, Espanha
Responsável pelo projeto: Luis Narvarte Fernandez
Site do projeto: https://maslowaten.eu/?page_id=122&lang=en
Parceiros:

Caprari SPA, Itália; Omron Europe BV, Holanda; Rkd Irrigacion SL, Espanha; Komet Austria Gmbh, Áustria; Sistemes Electronics Progres, S.A., Espanha; Universidade de Évora, Portugal; Universita degli Studi di Sassari, Itália; Asociacion de Investigacion para la Mejora del Cultivo de la Remolacha Azucarera, Espanha; Elaia 2, Investimentos SA, Portugal; Euromediterranean Irrigators Community, Espanha; Martifer Solar SA, Portugal.

Data de início do projeto: 30-01-2015
Data de fim do projeto: 31-12-2018

Fonte de financiamento : H 2020
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O setor da rega requer soluções inovadoras, menos dependentes de água e energia. Sistemas de bombagem tirando de partido de energia proveniente de sistemas fotovoltaicos de grande potência (PV) foram testados com sucesso numa associação de regantes em Espanha. Os resultados mostraram grande fiabilidade técnica (solucionando o problema da variabilidade da energia solar), satisfazendo as necessidades de rega apenas com a energia solar e reduzindo drasticamente o custo da energia (60% em relação à rede convencional). Paralelamente, a ELAIA integrou sistemas com, por um lado, automatismos e soluções TIC que reduzem o consumo de água (30%) detetando em tempo real as necessidades reais da cultura específica em determinado momento e, por outro lado, baixas sistemas de pressão que reduzem as necessidades de energia. 

Este projeto propõe atividades para integrar os dois empreendimentos em casos de estudo para a primeira aplicação e replicação do mercado de um novo produto verde, consistindo em utilização de sistemas de fotovoltaicos para a rega e consumindo menos 30% de água.

Descritores: Regadio; energia solar


Objetivos visados:

Os objetivos do projeto são:

(1) Demonstrar a viabilidade técnica e económica de sistemas de bombagem fotovoltaicos eficientes e livres de intermitências para regadio, permitindo um consumo de energia 100% renovável;

(2) Reduzir o consumo de água, utilizando soluções baseadas em automatismos e TIC e agricultura de precisão.



Pontos de situação / Resultados:

Em curso.