As alterações climáticas são identificadas como uma das maiores ameaças que o setor agrícola e florestal nacional enfrentam. Cientes desta realidade, a Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (ANPROMIS), o Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR), a Federação Nacional das Organizações de Produtores (FNOP), a União da Floresta Mediterrânica (UNAC) e o Instituto Superior de Agronomia (ISA) estão a desenvolver o projecto RIAAC-AGRI “Rede de impacto e adaptação às alterações climáticas no território nacional, nos setores agrícola, agro-alimentar e florestal”.
Este projeto tem como principal objetivo fazer um levantamento exaustivo dos projetos e artigos científicos relacionados com a temática das alterações climáticas, com especial incidência nas culturas do milho, sorgo, tomate de indústria e floresta, criando-se uma plataforma que esteja acessível a todos, na área da Inovação do site da Rede Rural Nacional.
Neste momento, foram identificados e carregados 175 projetos de investigação e 298 artigos científicos.
Face ao exposto, e tendo em conta a relevância desta ação para o setor agrícola e florestal nacional, agradecemos que nos informem se identificam a falta de algum projeto ou artigo científico, que julguem relevante.
Solicita-se o envio desta informação até ao próximo dia 24 de abril, através do preenchimento de um dos seguintes formulários.
Por último, aproveitamos esta ocasião para informá-los que faz igualmente parte dos objetivos deste projeto compilar num Catálogo os Projectos identificados no âmbito desta acção, o qual será disponibilizado a diversas personalidades e Instituições que se julgue relevantes, tanto nacionais, como internacionais.