O Grupo Operacional +PrevCRP - Desenvolvimento de estratégias integradas para prevenção do cancro-resinoso-do-pinheiro iniciou já os seus trabalhos. Liderado pelo ICNF, I.P. e contando com 13 parceiros, este projeto tem por foco o fungo que ataca principalmente espécies do género Pinus.
Visa atuar tanto ao nível das sementes como das plantas, para minimizar / eliminar o risco de dispersão daquele fungo, implementando metodologias eficazes para o seu controlo e com aplicação em larga escala, de modo a poderem ser utilizadas pelos fornecedores de MFR – Materiais Florestais de Reprodução no tratamento de sementes, substratos, contentores e água de rega.
O montante total do projeto é de 447.842,94 € e tem a duração de 48 meses (01/10/2017 a 30/09/2021).
O fungo Fusarium circinatum Nirenberg & O’Donell, causador do cancro-resinoso-do-pinheiro, pode causar mortalidade significativa em Pinus spp. e danos apreciáveis em Pseudotsuga menziesii, as suas espécies hospedeiras, sendo considerado, em muitos países, um dos mais importantes agentes bióticos nocivos que afeta plantas de viveiro e árvores adultas.