Projeto H2020 "SOILGUARD"

SoilO projeto "Soilguard", financiado pela UE ao abrigo do programa Horizonte 2020, visa impulsionar a gestão sustentável do solo para libertar o potencial da biodiversidade do solo e aumentar o bem-estar ambiental, económico e social.

É necessária uma ação urgente para integrar as práticas de gestão sustentável do solo e a percepção da biodiversidade do solo como uma solução fundamental baseada na natureza (NBS) para a degradação da terra e os fenómenos resultantes das alterações climáticas. Este conceito está intimamente ligado às práticas de gestão sustentável do solo (SSM). As práticas de SSM são os meios para estimular a biodiversidade do solo e maximizar o seu papel como um NBS. No entanto, a nossa capacidade de realizar avaliações confiáveis e abrangentes da biodiversidade do solo é insuficiente e representa um novo desafio para aumentar o impacto das práticas de SSM.

O objetivo do projeto "Soilguard" é estimular o uso sustentável da biodiversidade do solo, a fim de proteger a multifuncionalidade dos solos e aumentar o bem-estar económico, social e ambiental. Isso será alcançado através da coleta de fortes evidências das ligações entre a gestão do solo, a biodiversidade do solo, a multifuncionalidade do solo e o bem-estar humano em diferentes regiões biogeográficas. Essa evidência será obtida por meio de uma estrutura holística inovadora sobre bem-estar e biodiversidade do solo. O "Soilguard" avaliará a situação da biodiversidade do solo e sua contribuição para o fornecimento e valor dos serviços ecossistémicos mediados pelo solo (ES) em relação às ameaças de degradação da terra, gestão insustentável do solo e alterações climáticas.

A Organização de Proprietários de Terras Europeus (ELO) será responsável pela comunicação e divulgação do projeto e estará envolvida na co-concepção do plano estratégico.

O projeto reúne 25 parceiros de 18 países diferentes (Espanha, França, Suíça, Holanda, Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Letônia, Hungria, Finlândia, Irlanda, Argentina, Camarões, Tailândia, Grécia, Suíça, Reino Unido), teve inicio a 1 de junho de 2021 e finalizará a 31 de maio de 2025.

Mais informações sobre o projeto aqui