Projeto "ACUAsav"

ACUAsave

O projeto é uma iniciativa do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) da Universidade de Évora. Está inserido no Programa Operacional Regional do Alentejo, ALENTEJO 2020 (ALT20-03-0246-FEDER-000016), no âmbito do Domínio de Especialização (DE) “Alimentação e Floresta” da Estratégia de Especialização Inteligente para o Alentejo (EREIA).

Objetivos:

> Promover e executar a transferência de conhecimento científico e tecnológico desenvolvido nas últimas décadas na área da Agricultura de Conservação (AC) pelo ICAAM-UE, para a sociedade em geral e em particular para os produtores e empresas do setor.
> Sintetizar em documentação técnica, de carácter eminentemente prático e direcionada particularmente a agricultores, o vasto acervo de conhecimento científico e tecnológico em AC e técnicas de conservação de água do solo desenvolvido pelo ICAAM-UE.
> Induzir e potenciar o efeito de arrastamento que resulta da transferência de conhecimento científico e tecnológico (valorização económica dos resultados I&D; melhoria económica das produções agrícola; novos serviços de aconselhamento em Agricultura de Conservação).
> Afinar, testar e validar em cenário real, a maquinaria preconizada pelo projeto (novo sistema composto de orgãos sulcadores de sementeira direta, e de um comum semeador monogrão), tendo em vista a redução de custos associados com a aquisição de maquinaria especializada de sementeira direta.
> Demonstrar em cenário real, a agricultores e empresas prestadoras de serviços do setor, o potencial da maquinaria preconizada pelo projeto.
> Contribuir para uma mais eficiente gestão da água, particularmente ao nível da cultura do milho de regadio, recorrendo a sistemas de gestão de água baseados nos princípios da Agricultura de Conservação.

Saber mais