Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow

Semana de Campo dedicada ao Desbastes em pinheiro-bravo correu o país

Pinus CCPBForam mais de 70 os agentes do sector florestal que responderam ao desafio do Centro PINUS e do Centro de Competências do Pinheiro-Bravo para vir ao campo partilhar informação, conhecimento e experiência, de 29 de setembro a 2 de outubro. 

Os participantes foram representativos dos principais stakeholders da Fileira do Pinho e incluíram: produtores florestais privados e baldios; técnicos de OPF’s, autarquias, cooperativas, empresas e do ICNF; dirigentes de OPF’s; representantes das indústrias; prestadores de serviços e “madeireiros”; e estudantes de ensino superior. 

As visitas decorreram nas regiões Norte e Centro num percurso que incluiu: Pataias, Sardoal; Vila Pouca de Aguiar; Cabeceiras de Basto; Ribeira de Pena e Vinhais. As áreas de pinhal visitadas foram representativas dos principais tipos de propriedade, incluindo parcelas privadas de muito pequena dimensão e fragmentação a situações de maior escala como baldios, geridos quer pelo ICNF, quer por uma Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário.

Em conjunto, as visitas demonstraram claramente a importância dos desbastes, tendo sido presenciados ou testemunhados o aumento significativo do crescimento das árvores de futuro selecionadas e a realização de receitas periódicas. A madeira proveniente de desbastes pode ser utilizada para varas e postes, sector que atualmente pratica preços “à entrada da fábrica” que atingem valores de 98 euros a tonelada. 

Várias das operações visitadas tinham sido apresentadas em jornadas técnicas promovidas pelo Centro PINUS, encontrando-se as apresentações disponíveis neste link

O evento realizou-se com a colaboração de diversos parceiros: Aires e Coutinho, MTL - Madeiras Tratadas Lda; Metsa Consultoria Florestal; anteros; AguiarFloresta; Agrupamento de Baldios Encostas de Minhéu; Raízes In, ICNF e Floresta Atlântica. Os promotores contaram ainda com o apoio do PDR2020. 

Informação enviada pelo Centro PINUS, membro da rede Rural Nacional.

Consultar a Agenda de eventos


Agenda
de Eventos

Centro de recursos


Dashboard
Grupos Operacionais

Dashboard Projetos PRR


Dashboard
Projetos PRR

Consultar o Grupo de Trabalho Inovação


Grupo de 
Trabalho Inovação

Consultar a Folha Informativa RRN- Inovação


Folha Informativa
RRN- Inovação

Consultar a Bolsa de Iniciativas


Bolsa de Iniciativas

Centro de recursos


Centro de Recursos