Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow


SILVPAST - Implementação custo-eficiente de mosaicos silvo-pastoris de carvalho negral

Entidade líder do projeto: Terraprima – Sociedade Agrícola, Lda.
Responsável pelo projeto: Vânia Proença
Site do projeto: https://www.terraprima.pt/pt/projecto/23
Área do plano de ação: Outras culturas permanentes
Parceiros:

APIS COMPANHIA AGRICOLA E PECUARIA S.A.; FACULDADE DE CIENCIAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA; MULTINATURA LDA; SOCIEDADE DE DESENVOLVIMENTO DA QUINTA DO COLMEAL; TRANSUMANCIA E NATUREZA - ASSOCIACAO; UNAC - UNIÃO DA FLORESTA MEDITERRÂNICA


Prioridade do FEADER: P5E) promoção da conservação e do sequestro de carbono na agricultura e na silvicultura;
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O abandono da actividade agrícola e florestal, em áreas de baixa aptidão produtiva, constitui um desafio para a gestão da paisagem e para a sustentabilidade económica e social das regiões. Em regiões como a Beira Interior, os processos de sucessão secundária em áreas abandonadas podem constituir uma ameaça à sustentabilidade da paisagem, por aumento do risco de incêndio devido à expansão (não gerida) de matos. A falta de soluções custo-eficientes desencoraja a gestão activa e promove o absentismo, conduzindo a um regime de fogo mais frequente, que eventualmente se perpetua com a transição do coberto para matos, o que acarreta elevados custos socioeconómicos. Em contrapartida, processos de produção assentes na gestão da sucessão secundária podem oferecer uma oportunidade para criar novos mosaicos silvo-pastoris, criando uma matriz paisagística heterogénea, pela manutenção de zonas abertas e/ou de controlo de combustível através do pastoreio, e pelo restauro de bosques nativos, nomeadamente de carvalho-negral (Quercus pyrenaica), por regeneração natural. Quando implementados em escalas relevantes, os mosaicos silvo-pastoris melhoram a resiliência do território por via da multifuncionalidade e da redução do risco de fogos severos, o que resulta numa maior capacidade adaptativa das populações locais a alterações ambientais e socioeconómicas. Esta oportunidade é reforçada pelo potencial da gestão silvo-pastoril como uma solução custo-eficiente para conduzir os processos de sucessão secundária, e de criar de novos bosques a baixo custo. A regeneração natural de florestas em áreas abandonadas ou com baixa intervenção é menos dispendiosa do que a plantação e tendencialmente mais eficiente no restauro das funções e serviços dos ecossistemas e da biodiversidade, gerando benefícios ambientais para a sociedade que são passíveis de remuneração. No âmbito do Domínio temático 2.2 (Portaria 402/2015, 9 de Novembro), este Grupo Operacional (GO) propõe uma inovação de processo na produção silvo-pastoril em área de carvalho negral, assente num método de planeamento e gestão suportado por meios de detecção remota e gestão integrada dos diferentes usos produtivos e serviços ambientais.


Objetivos visados:

Os objectivos fundamentais são:Os objectivos fundamentais são:

a) Ensaiar um processo de produção custo-eficiente que viabilize a actividade silvo-pastoril e garanta a sua sustentabilidade a longo-termo.

b) Disponibilizar metodologias e ferramentas que permitam a replicação do processo proposto.

c) Suportar processos de decisão, a avaliação e o desenho de políticas agroambientais.

d) Promover o restauro de bosques de carvalho negral e da biodiversidade associada.

e) Desenvolver processos que contribuam para o controlo do risco de incêndio associado à acumulação (não gerida) de biomassa.

f) Reforçar a resiliência do território, a alterações ambientais e socioeconómicas, contribuindo para a capacidade adaptativa das populações locais.

Os objectivos visam dois níveis de actuação e de influência do GO SILVPAST. O nível da exploração florestal, em que os principais agentes são os proprietários e gestores florestais, incluindo associações, e o nível da gestão do território em que os principais agentes são os decisores políticos da esfera local à nacional. O modelo silvo-pastoril proposto, as ferramentas de planeamento e gestão que serão desenvolvidos, pretendem dar resposta a um problema que afecta os proprietários (e.g., a falta de alternativas de gestão custo-eficientes), mas também aumentar a viabilidade económica da actividade produtiva por via da multifuncionalidade, da maior resiliência, e dos menores custos de gestão. Apresentando-se portanto como uma oportunidade.

Ao nível da gestão do território, espera-se que a implementação de mosaicos silvo-pastoris se traduza em benefícios ambientais, pelo restauro da floresta nativa, numa redução do risco de incêndio, numa maior capacidade adaptativa das populações locais, pela manutenção de sistemas multifuncionais, e numa dinamização da economia local. O GO SILVPAST prestará suporte, pela disponibilização dos dados e do conhecimento gerado, à formulação de estratégias e políticas no âmbito da gestão do território.


Sumário do plano de ação:

Promover o desenvolvimento e sustentabilidade de mosaicos silvo-pastoris através de medidas que minimizem os custos de gestão pelo uso eficiente dos processos ecológicos de regeneração natural de bosques de carvalho negral e uso de herbivoria.


Pontos de situação / Resultados:

Principais Resultados Obtidos

  • Implementação de um mosaico silvo-pastoril de carvalho negral em duas áreas piloto;
  • Obtenção de dados de GPS, através de coleiras, para monitorização das deslocações dos animais;
  • Monitorização do efeito do pastoreio na estrutura e composição da vegetação assim como na criação e manutenção de descontinuidades no coberto vegetal.

Principais Conclusões e Trabalho Futuro

  • O GO SILVPAST monitorizou o uso do espaço por bovinos numa das suas áreas piloto, com recurso a dados de localização recolhidos por coleiras GPS, com o objectivo de avaliar o contributo do pastoreio para a gestão de biomassa em floresta de carvalho negral. Os resultados sugerem que as deslocações dos animais no carvalhal foram limitadas pela distância aos pontos de água (localizados na pastagem, a sul da parcela) e que os animais apresentam uma preferência por áreas mais abertas, evitando zonas de vegetação mais complexa. Os resultados mostraram ainda a preferência por zonas menos declivosas, e o uso dos caminhos para as deslocações dentro da parcela.
  • No âmbito dos trabalhos de avaliação do uso do pastoreio para gestão da vegetação e redução do risco de incêndio em áreas de carvalho negral, o GO SILVPAST recolheu dados relativos à estrutura e composição da vegetação em duas áreas piloto.
  • Efeitos na estrutura da vegetação - Na Quinta da França, os resultados revelam diferentes trajectórias da estrutura da vegetação em função do regime de pastoreio. Na parcela sem pastoreio, a estrutura da vegetação evoluiu para uma maior complexidade estrutural, caracterizada por um maior aumento da cobertura nos vários estratos verticais, e consequentemente uma maior continuidade vertical e vulnerabilidade à progressão do fogo. Na parcela com pastoreio, os animais contribuíram para a simplificação da estrutura vertical, associada a uma redução da cobertura por carvalhos jovens e pelo desbaste dos ramos baixos das árvores. Foi ainda registado um aumento da proporção de solo nu, o que pode indiciar um impacto negativo da presença do gado. No Médio Côa, os resultados da monitorização da estrutura da vegetação mostram uma diferença na composição da vegetação dos estratos baixos a intermédios nas parcelas pastoreadas, tanto por cavalos como por vacas, sugerindo que existe um efeito sobre a biomassa por desbaste de ramos baixos, por consumo e por pisoteio.
  • Efeitos na regulação de biomassa - Na Quinta da França, durante os três anos de monitorização, o volume de biomassa arbustiva mostrou um aumento gradual nas parcelas sem pastoreio. Nas parcelas com pastoreio, a tendência geral revela a contribuição do gado no controlo da biomassa arbustiva, havendo, no entanto, um ligeiro aumento de biomassa entre os anos 2020 e 2021. Já para o Médio Côa, as áreas de bosque em regeneração sem pastoreio apresentaram um maior volume de cobertura arbustiva do que as parcelas com pastoreio, sendo que nestas áreas, o volume arbustivo era mais variável.
  • Efeitos na biodiversidade - Os resultados de monitorização dos efeitos do pastoreio na diversidade de plantas no sub-coberto, não revelou alterações significativas nos valores de riqueza específica na área pastoreada em comparação com a área sem pastoreio, dois anos após o início do pastoreio na Quinta da França. No Médio Côa, as áreas com pastoreio por vacas, localizadas em áreas de pastagem natural e com uso pastoril anterior ao início do projecto, apresentaram valores de riqueza específica e de diversidade superior. As áreas sem pastoreio e com pastoreio por cavalos, localizadas em áreas de regeneração natural, apresentam valores de riqueza equivalentes à escala local, mas ligeiramente superiores nas áreas sem pastoreio à escala da paisagem.
  • Efeitos na produtividade e sazonalidade das pastagens - Os efeitos do pastoreio na vegetação foram avaliados por via da análise da evolução dos padrões fenológicos do coberto vegetal considerando variáveis associadas à produtividade e variáveis associadas à sazonalidade. O estudo foi realizado para a área piloto da Quinta da França, analisando separadamente a parcela sem pastoreio (área de controlo) e a parcela com pastoreio (área de impacto/intervenção). Os três tipos de vegetação apresentam curvas distintas, associadas a padrões específicos de produtividade e sazonalidade, mas também diferentes respostas ao pastoreio, com relevância para a gestão do mosaico florestal. A vegetação herbácea foi a mais reactiva com maiores alterações de fenologia e produtividade após a introdução do pastoreio. Observou-se uma antecipação da sazonalidade, nomeadamente da época de crescimento, e um aumento da produtividade. No caso dos arbustos e árvores, os resultados sugerem um declínio no pico de produtividade nas áreas com pastoreio, mas sem alterações nos padrões fenológicos.
  • No âmbito do projecto SILVPAST foi também avaliada a estrutura genética das populações, sendo amostradas cinco populações de Q. pyrenaica espacialmente isoladas entre si. A amostragem seguiu uma abordagem a três escalas: escala inter-populacional, escala populacional e escala intra-populacional. A análise do material genético revelou uma baixa diferenciação entre as cinco populações (escala inter-populacional) apesar da distância geográfica entre elas. Este resultado sugere que os povoamentos de carvalho-negral mantêm trocas genéticas por dispersão de polén a grandes distâncias, o que pode contribuir para mitigar os impactos da fragmentação e do isolamento populacional. A nível populacional foi registada uma distribuição equilibrada de clones nas duas populações avaliadas (Quinta da França e Médio Côa), não parecendo existir uma preponderância da regeneração vegetativa relativamente à regeneração por semente. Ainda assim, foi possível detectar núcleos de árvores clonais (escala intra-populacional), em particular no Médio Côa, sinalizando assim áreas prioritárias para a gestão da diversidade genética, nomeadamente pela implementação de medidas como a sementeira de bolotas e a protecção e condução de plântulas e juvenis germinados de semente.

Divulgação / Disseminação dos resultados

No âmbito da estratégia de divulgação definida, para assegurar a disseminação efectiva dos objectivos e resultados do grupo operacional, destacam-se, sobretudo, as seguintes acções:

A apresentação do Grupo Operacional nos seguintes encontros:

  • na Cimeira Nacional de Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural - Agro Inovação, organizada pelo MAFDR - Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural - Outubro 2018.
  • no EIP-AGRI Workshop ‘Cropping for the future: networking for crop rotation and crop diversification’ organizado pela EIP-AGRI - European Innovation Partnership for Agricultural productivity and Sustainability  – Junho, 2019.
  • no 15º Congresso Europeu de Ecologia – EEF, Ecology across borders – Embending Ecology in Sustainable Development Goals., organizado pelo European Ecological Federation – Julho/Agosto, 2019.
  • no colóquio COPRAPEC,CRL - “Solo do Montado Alentejano – a importância na sua manutenção”, Feira da Luz/Expomor 2019.
  • no Seminário “Paisagens Fire-smart. Criando territórios resilientes ao fogo.” organizado pela APEP – Associação Portuguesa de Ecologia da Paisagem – Novembro, 2019.
  • no XIX Encontro Nacional de Ecologia e Celebração dos 25 anos da SPECO - “Desafios para a nova década”, organizado pela SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia - Dezembro, 2020.
  • no XX Encontro Nacional de Ecologia, organizado pela SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia - Dezembro, 2021.
  • no Seminário “Gestão do Pastoreio para a Sustentabilidade na Era da Transição Digital – Carbono & Biodiversidade”, organizado pela Terraprima – Junho, 2022.
  • na 10ª World Conference on Ecological Restoration, organizada pela Society for Ecological Restoration (Austrália) – Setembro de 2023.

A publicação dos seguintes documentos técnicos e artigos científicos:

 > Ficha 1: Efeitos do pastoreio na estrutura da vegetação em floresta de carvalho negral (Quercus pyrenaica)

 > Ficha 2: Monitorização do uso do espaço por gado bovino em floresta de carvalho negral (Quercus pyrenaica)

 > Ficha 3: Uso de dados genómicos no estudo da regeneração natural de bosques de carvalho negral (Quercus pyrenaica)