Inovação para a Agricultura

Rede Rural Nacional - Página do FacebookRede Rural Nacional - Página do TwitterRede Rural Nacional - Página do InstagramRede Rural Nacional - Canal do Youtube
S1.png
S2.png
S3.png
S5.png
S6.png
S7.png
S8.png
S9.png
S10.png
S11.png
S12.png
S13.png
S14.png
S16.png
previous arrow
next arrow


GO FITOGlobulus

Entidade líder do projeto: FORESTIS - ASSOCIAÇÃO FLORESTAL DE PORTUGAL
Responsável pelo projeto: Rosário Alves
Site do projeto: http://gofitoglobulus.pt/
Área do plano de ação: Material Lenhoso
Parceiros:

ASSOCIAÇÃO DA INDÚSTRIA PAPELEIRA CELPA; ASSOCIAÇAO FLORESTAL DO BAIXO VOUGA; INSTITUTO DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E DAS FLORESTAS, I.P ; INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA E VETERINÁRIA IP; INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA; NAVIGATOR FOREST PORTUGAL, S.A.; RAIZ - INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO DA FLORESTA E PAPEL; UNIVERSIDADE DE COIMBRA; UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA


Prioridade do FEADER: P4) Restaurar, preservar e melhorar os ecossistemas ligados à agricultura e à silvicultura;
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

O eucalipto é uma das principais espécies que, em Portugal, sustentam uma das mais importantes fileiras do setor florestal, cuja relevância económica e social é indiscutível. Contudo, enfrenta um conjunto de problemas de onde se destacam os fitossanitários, nomeadamente os ataques do gorgulho-do-eucalipto (Gonipterus platensis) que se têm vindo a verificar desde 1995, ano em que foi detetado pela primeira vez no nosso país. As perdas no volume comercial verificadas em povoamentos atacados pelo gorgulho-do-eucalipto atingem um valor médio de 51%. Para uma percentagem de 50% de desfoliação verificam-se perdas em volume de 21%, enquanto para uma percentagem de desfoliação de 75%, essas perdas aumentam exponencialmente para valores de 42%. Em situações mais graves, as desfolhas intensas e consecutivas ao longo dos anos podem mesmo provocar a perda total da madeira utilizável (ICNF, 2014). De referir que esta praga ataca preferencialmente povoamentos de eucalipto entre os 2 e os 4 anos de idade (transição folha jovem para folha adulta) e os adultos, ficando assim o retorno do investimento desde logo comprometido. Ao agravamento da situação provocada pelo gorgulho-do-eucalipto, estão associados outros fatores que têm influenciado a produção do eucalipto e a sua sustentabilidade económica. É pois necessário dar continuidade a um conjunto de ações que visem suportar os produtores e gestores florestais de técnicas mais eficazes na prevenção e controlo desta praga e uma maior divulgação dos resultados entretanto já obtidos, reforçando o estabelecido na versão em vigor do Plano de Controlo para o inseto Gonipterus platensis, publicado em fevereiro de 2015 pelo ICNF.


Objetivos visados:

Esta iniciativa teve como objetivo definir novas estratégias de intervenção que, tirando partido de todo o conhecimento já existente e da experiência acumulada sobre esta matéria permitindo assim:

  • Diminuir os custos da aplicação de medidas de luta contra o gorgulho;
  • Aumentar a sua eficácia relativamente aos utilizados e previstos no Plano de controlo do G. platensis;
  • Diminuir os riscos relacionados com o uso da luta química (otimização do seu uso) em articulação com formas de gestão de carácter preventivo, contribuindo para a sustentabilidade da floresta de eucalipto;
  • Estar adaptados às diferentes escalas de intervenção (proprietário individual/ grandes áreas).

Esta iniciativa pretendeu assim contribuir para a diminuição dos impactos negativos que o G. platensis tem provocado, tendo por base o desenvolvimento de estratégias operacionais integradas através da identificação de novas formas de atuação, nomeadamente a implementação de práticas de gestão florestal adequadas, através do desenvolvimento de modelos silvícolas e novas ações integradas de luta química, biológica e biotécnica, para além daquelas que foram já identificadas no Plano de controlo do G. platensis.


Sumário do plano de ação:

Este grupo operacional teve como área de atuação a identificação e o de desenvolver soluções eficientes e sustentáveis para mitigar e combater danos e perdas de produtividades na floresta de eucalipto devido ao Gorgulho-do-Eucalipto (Gonipterus platensis). Esta iniciativa veio dar continuidade e tornar possível operacionalizar e testar um conjunto de ações de controlo e monitorização, numa perspetiva de acelerar os impactos desejáveis que estas terão no território, transferir o conhecimento já produzido e o de identificar novas soluções de atuação.


Pontos de situação / Resultados:

Foi possível contribuir para a diminuição dos impactos negativos que o G. platensis tem provocado, tendo por base o desenvolvimento de estratégias operacionais integradas através da identificação de novas formas de atuação, nomeadamente a implementação de práticas de gestão florestal adequadas, através do desenvolvimento de modelos silvícolas e novas ações integradas de luta química, biológica e biotécnica, para além daquelas que foram já identificadas no plano de controlo do G. platensis.

Reuniões de parceria:    
Reunião de preparação do projeto a 19 de setembro de 2016, Porto
1ª Reunião geral do projeto a 03 de outubro de 2018, Porto
2ª Reunião geral do projeto a 30 de janeiro de 2019
3ª Reunião geral do projeto a 11 de junho de 2019
4ª Reunião geral do projeto a 30 de outubro de 2019
5ª Reunião geral do projeto a 10 de dezembro de 2019
6ª Reunião geral do projeto a 30 de abril de 2020
7ª Reunião geral do projeto a 1 de junho de 2020
8ª Reunião geral do projeto a 8 de setembro de 2020
9ª Reunião geral do projeto a 2 de dezembro de 2020
10ª Reunião geral do projeto a 19 de janeiro de 2021
11ª Reunião geral do projeto a 8 de abril de 2021
12ª Reunião geral do projeto a 1 de junho de 2021
13ª Reunião geral do projeto a 13 de setembro de 2021
14ª Reunião geral do projeto a 7 de outubro de 2021
15ª Reunião geral do projeto a 19 de outubro de 2021
16ª Reunião geral do projeto a 2 de dezembro de 2021
17ª Reunião geral do projeto a 3 de fevereiro de 2022
18ª Reunião geral do projeto a 28 de abril de 2022
19ª Reunião geral do projeto a 6 de junho de 2022
20ª Reunião geral do projeto a 22 de setembro de 2022
21ª Reunião geral do projeto a 3 de novembro de 2022
22ª Reunião geral do projeto a 6 de dezembro de 2022  

Notícias:

Páginas Web sobre o projecto:

Eventos:

Folheto:

Microwebsite