GMOVEL – Controlo de infestantes com Galinhas na linha de Vinha, Pomares e entrelinhas das culturas hortícolas e produção de ovos e carne

Entidade líder do projeto: BIOPROTEC - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS DE AGRICULTURA BIOLÓGICA
Responsável pelo projeto: BIOPROTEC Biológica
Site do projeto: https://sites.google.com/view/gmovel/p%C3%A1gina-inicial
Área do plano de ação: Avicultura
Parceiros:

AGROBIO - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE AGRICULTURA BIOLÓGICA; ANTÓNIO DE SAMPAIO PAIVA MARQUES DA CRUZ , UNIPESSOAL, LDA; INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA; LUÍS MANUEL GONÇALVES DE SOUSA; MARIA DE FÁTIMA PRAÇA TORRES; QUINTA DO MONTALTO II AGROINDÚSTRIA, LDA; QUINTA DO MONTALTO, LDA;

Data de início do projeto: 01-12-2016
Data de fim do projeto: 30-11-2021

Prioridade do FEADER: P3A) aumento da competitividade dos produtores primários mediante a sua melhor integração na cadeia agroalimentar através de regimes de qualidade, do acrescento de valor aos produtos agrícolas, da promoção em mercados locais e circuitos de abastecimento curtos, dos agrupamentos e organizações de produtores e das organizações interprofissionais;
Identificação do problema ou oportunidade que se propõe abordar:

Existe um problema, uma dificuldade fundamental para os agricultores que pretendem fazer a conversão para a agricultura biológica: O controlo de infestantes nas linhas de cultura das vinhas e pomares e nas entrelinhas das hortícolas. Este problema é o principal obstáculo apontado à conversão para a agricultura, uma vez que não é possível aplicar herbicidas de síntese e o controlo mecânico nem sempre á fácil de executar e obriga à posterior amontoa. Já são muitos os agricultores convencionais que aplicam o herbicida apenas nas linhas da vinha e dos pomares, cortando mecanicamente as infestantes nas entrelinhas, no entanto não conseguem evitar a aplicação do herbicida nas linhas. As galinhas autóctones, muito rústicas, em pastagem confinada em estruturas desenhadas e concebidas especialmente para este efeito e que permitem o controlo das infestantes e impedem o acesso às culturas, é uma solução inovadora que constitui um bom contributo para que mais agricultores possam aderir à Produção Biológica. Deste modo poderemos resolver o problema do controlo das infestantes e ter ainda rendimentos adicionais: a incorporação de Matéria orgânica, a produção de ovos e a produção de carne biológica.

Este problema é o principal obstáculo apontado à conversão para a agricultura, uma vez que não é possível aplicar herbicidas de síntese e o controlo mecânico nem sempre á fácil de executar e obriga à posterior amontoa. Já são muitos os agricultores convencionais que aplicam o herbicida apenas nas linhas da vinha e dos pomares, cortando mecanicamente as infestantes nas entrelinhas, no entanto não conseguem evitar a aplicação do herbicida nas linhas. As galinhas autóctones, muito rústicas, em pastagem confinada em estruturas desenhadas e concebidas especialmente para este efeito e que permitem o controlo das infestantes e impedem o acesso às culturas, é uma solução inovadora que constitui um bom contributo para que mais agricultores possam aderir à Produção Biológica. Deste modo poderemos resolver o problema do controlo das infestantes e ter ainda rendimentos adicionais: a incorporação de Matéria orgânica, a produção de ovos e a produção de carne biológica.


Objetivos visados:

Com esta iniciativa visamos resolver a grande dificuldade existente atualmente no controlo das infestantes nas linhas de cultura da vinha e dos pomares e também nas entrelinhas das hortas em Agricultura Biológica sem o recurso a herbicidas ou mobilizações do terreno. Pretendemos substituir a aplicação de herbicidas pela pastagem de galinhas. Com este método vamos melhorar a rentabilidade das explorações através da incorporação de matéria orgânica, da produção de ovos e de carne.


Sumário do plano de ação:

Substituir os herbicidas e as mobilizações localizadas no controlo de infestantes por galinhas autóctones confinadas em parques móveis, que não permitem a destruição das culturas, e obter adicionalmente uma produção de ovos e de carne a baixo custo.


Pontos de situação / Resultados:

O controlo de infestantes nas linhas das culturas é uma grande dificuldade e um alto custo para os agricultores que pretendem fazer conversão para Agricultura Biológica. As galinhas autóctones, muito rústicas, em pastagem confinada por estruturas desenhadas para o efeito, permitem o controlo das infestantes e impedem o acesso à cultura. Dos resultados que temos obtido verificamos que se torna eficaz o controlo das ervas com a utilização de galinhas em estruturas de confinamento móvel, ao mesmo tempo que conseguimos o aumento significativo da fertilidade do solo e ainda conseguimos alguma produção de ovos.

IDENTIFICAÇÃO DAS TIPOLOGIAS DE DIFUSÃO DE RESULTADOS REALIZADAS

  • As explorações parceiras do projeto são, numa fase inicial, as primeiras a ser instaladas e a continuar as atividades do projeto. Todos os parceiros vão continuar, com exceção do Luís Manuel Gonçalves de Sousa porque a exploração mudou de titularidade e António Sampaio Paiva Marques da Cruz dado a Quinta estar muito exposta ao ataque de predadores, sobretudo cães.
  • Criação de folhetos de divulgação do método e das técnicas utilizadas, que devido à pandemia (Covid-19) em devido tempo foram reconvertidos para formato digital online.
  • A participação em feiras. Devido à pandemia os eventos foram adiados (Terra Sã, Feira nacional da agricultura, ….) pelo que reconvertemos a informação para formato digital online para disponibilizar no nosso site e da RRN aos produtores interessados.
  • Na realização de sessões de divulgação dirigidas a agricultores convencionais e a potenciais agricultores biológicos não foi possível realizar os seminários de forma presencial, contudo convertemos os conteúdos e o formato desses seminários de forma que, cumprindo os constrangimentos impostos devido à pandemia (Covid-19) a divulgar a informação numa plataforma digital.
  • As visitas de divulgação e acompanhamento do projeto foram realizadas.
  • As Visitas Técnicas devido à pandemia não se realizaram. Tentámos colmatar essa falha com pesquisas na internet e consulta de publicações sobre a temática.

PLANO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

  • Foi constituído o Conselho de Orientação e Fiscalização, composto por um representante de cada um dos parceiros do Grupo Operacional.
  • Foram realizadas Visitas/inspeções trimestrais pela AGROBIO aos parceiros com vista a verificar o desenvolvimento da ação.
  • Foram realizadas visitas de Inspeção ao desenvolvimento das tarefas realizadas pelos parceiros nos campos de demonstração.

Desvios:

  • Na Assessoria técnico/científica houve alguns constrangimentos devido à Covid-19.
  • Nos Conteúdos técnicos para elaboração de folhetos de divulgação e para divulgação pelos meios digitais disponíveis em todos os parceiros e também através da plataforma da RRN para a divulgação de todas a fases deste projeto e na Elaboração dos conteúdos e materiais de divulgação técnica do GO, devido à pandemia (Covid-19), reconverter a informação existente para formato digital online.
  • Devido à pandemia a participação em feiras não foi possível. Os eventos foram adiados (Terra Sã, Feira nacional da agricultura) pelo que reconvertemos a informação para formato digital online para disponibilizar no nosso site e da RRN aos produtores interessados.
  • As fichas técnicas foram repensadas para formato online
  • A realização de ações de divulgação/consolidação técnica em várias regiões do País em colaboração com as Câmaras municipais e associações locais foi reformulada devido à Covid-19 e convertidos os conteúdos para sessões à distância.
  • Realização e Participação de 5 seminários "Controlo de infestantes em Agricultura biológica". Não foi possível realizar os seminários de forma presencial, contudo convertemos os conteúdos e o formato desses seminários de forma que possam estar numa plataforma digital.

DOCUMENTOS

Divulgação e Informação Técnica:

Atas:

Vídeos: